Principais duvidas de nossos clientes - FAQ

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Lubrificar é a principal função dos lubrificantes e consiste em reduzir o atrito e o desgaste entre as superfícies em movimento relativo, separando-as por interposição de uma película lubrificante.

O lubrificante é composto por óleos básicos e aditivos. A diferença entre o sintético e o
mineral está na forma de obtenção dessa base. Enquanto o primeiro é obtido da separação de
componentes do petróleo, sendo uma mistura de vários compostos, o segundo é produzido em
um processo mais controlado. Por conta disso, dá origem a produtos mais puros e sofisticados.

Consulte o Manual do Proprietário, na parte de manutenção, e veja quais as especificações de
viscosidade (SAE) e desempenho (API).

  • SAE (Society of Automotive Engineers): apresenta uma classificação para óleos de motor
    e outra específica para os de transmissão. Define faixas de viscosidade dos lubrificantes
    automotivos e não considera os requisitos de desempenho.
  • API (American Petroleum Institute): este grupo elaborou, em conjunto com a ASTM
    (American Society for Testing and Materials), as especificações que determinam os
    níveis de desempenho que os óleos lubrificantes devem atender. Essas funcionam como
    um guia para a escolha por parte do consumidor. Para carros de passeio, por exemplo,
    temos os níveis API SN, SM etc. O “S” dessa sigla significa spark (centelha), em inglês, e a
    outra letra define a performance. O primeiro nível foi o API SA, obsoleto há muito tempo.
    Atualmente, o API SN é o mais avançado. No caso de motores a diesel, a classificação
    é API CJ-4, CI-4, CH-4, CG-4 etc. O “C” significa compression (compressão). A API
    categoriza, ainda, óleos para motores 2 tempos e óleos para transmissão e engrenagens.
  • ACEA (Association des Constructeurs Européens de l´Automobile): classificação que
    associa alguns testes da classificação API, ensaios de motores europeus (Volkswagen,
    Peugeot, Mercedes Benz, etc.) e análises de laboratório.
  • JASO (Japanese Automobile Standards Organization): define especificação para
    a classificação de lubrificantes para motores a dois tempos (FA, FB e FC, em ordem
    crescente de desempenho).
  • NMMA (National Marine Manufacturers Association): classifica os lubrificantes que
    satisfazem suas exigências com a sigla TC-W (Two Cycle Water), aplicável somente a
    motores de popa a dois tempos. Atualmente, encontramos óleos nível TC-W3, pois os
    anteriores estão em desuso.

Centro de ajuda

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E-mail: sac@portlub.com.br

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